Razoes para parar de fumar

Quando um desejo de fumar e muito forte, pode ser fácil perder de vista os benefícios de parar de fumar. Você pode perder o foco, mas não há boas razões para fumar.

Lembre-se das recompensas de parar de fumar e se manter no caminho certo:
20 minutos: frequência cardíaca, queda da pressão arterial descem
12 horas: o monóxido de carbono na corrente sanguínea cai para o normal
2 semanas a 3 meses: circulação, melhora da função pulmonar; risco de ataque cardíaco começa a cair
1 a 9 meses: tossir menos, respirar mais fácil
1 ano: risco de doença cardíaca coronária cortada cai para metade
2-5 anos: risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga cai para metade; o risco de derrame é reduzido ao de um não-fumante
10 anos: metade da probabilidade de morrer de câncer de pulmão; risco de câncer de rim ou pâncreas diminui
15 anos: risco de doença cardíaca coronária igual ao risco de não-fumante

Recompensas Imediatas de parar de fumar

Não há quantidade segura de fumaça de cigarro. Quando você fuma, os produtos químicos do tabaco atingem seus pulmões rapidamente toda vez que você inala. Seu sangue carrega as toxinas para todos os órgãos do seu corpo. Mas depois que você sair, seu corpo começa a cicatrizar dentro de 20 minutos do seu último cigarro. A nicotina deixa seu corpo dentro de três dias. Quando seu corpo começa a se reparar, você pode se sentir pior em vez de melhor. A retirada pode ser difícil, mas é um sinal de que seu corpo está se recuperando.

Recompensas a longo prazo de deixar de fumar

Parar pode ajudar você a adicionar anos à sua vida. Fumantes que param antes dos 40 anos reduzem suas chances de morrer prematuramente de doenças relacionadas ao tabagismo em cerca de 90%. Aqueles que desistem aos 45-54 anos reduzem suas chances de morrer cedo demais em cerca de dois terços. Você pode assumir o controle de sua saúde parando e ficando sem fumo. Com o tempo, você diminuirá muito o risco de morte por câncer de pulmão e outras doenças, como doenças cardíacas, derrames, bronquite crônica, enfisema e pelo menos outros 13 tipos de câncer.
Quando você sair, você também protegerá seus entes queridos do perigoso fumo passivo. Você dará um bom exemplo e mostrará à sua família que uma vida sem cigarros é possível.

Deixe um comentário